Consulta Especialista

Consulta Especialista

Quando a doença necessita de acompanhamento de médico especializado.

O que o gastropediatra faz?
Gastrologia – o sufixo “logia”, de orgem grega, significa o estudo de determinada ciência. E “gastro” se refere ao estômago. Na verdade, o termo completo é gastroenterologia, sendo o “entero” referente ao intestino. Assim, o gastroenterologista é o profissional médico responsável por diagnosticar e tratar as doenças que acometem não só o estômago, mas todo o trato digestivo, composto por: boca, esôfago, estômago, intestino, pâncreas, vesícula biliar e fígado. Sendo assim, o gastropediatra é o pediatra especializado (médico que se especializou primeiramente em pediatria e, após, em gastroenterologia) que estuda sobre, previne, trata e acompanha as doenças do aparelho digestivo na faixa etária pediátrica – que corresponde faixa de idade até os 18 anos pela legislação brasileira.

Quais as doenças que o gastroenterologista pediátrico trata?
Como a gastroenterologia pediátrica envolve diversos órgãos, envolve também diversas doenças. As doenças mais comuns tratadas por esse especialista são: refluxo gastroesofágico, constipação, gastrite, H. pylori, dor abdominal crônica, diarreia crônica, doença celíaca, doença inflamatória intestinal (Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa), pancreatite, doenças de má absorção, insuficiência pancreática, dificuldade alimentar, cálculo na vesícula biliar, hepatites, doenças da via biliar.

Quando devo procurar um gastroenterologista pediátrico?
Você pode ser encaminhado ao gastroenterologista pelo seu pediatra ou após uma consulta no pronto socorro, quando este acredita que seu filho tenha uma dessas doenças. Mas existem alguns sintomas e sinais de alerta que levam você a agendar uma consulta com o gastroenterologista pediátrico. São eles: vômitos frequentes; dificuldade na alimentação; dor abdominal frequente; dificuldade para evacuar ou dor para evacuar ou fezes endurecidas; diarreia maior que 14 dias ou que melhora e retorna; diarreia com sangue; lesões na boca frequentes; coloração amarelada da pele (icterícia) ou episódios de hepatite; cor pálida ou branca das fezes; baixo ganho de peso ou crescimento lento; fezes gordurosas.

O que é feito na consulta com gastroenterologista pediátrico?
Na consulta o especialista irá conversar com os pais e a criança, extraindo uma história cronológica dos sintomas e perguntando diretamente sobre outros – chamado na medicina de anamnese. A anamnese inclui também o passado médico do paciente desde o nascimento e as doenças da família. Também abrange os hábitos de vida do paciente e da sua família, como também a alimentação. Após isso, o gastroenterologista pediátrico irá examinar a criança por completo. Após a avaliação clínica integral, irá desenvolver algumas hipóteses para explicar o quadro e poderá pedir alguns exames complementares para o diagnóstico específico ou já orientar quanto a um tratamento específico e/ou mudanças de hábitos quando pertinente.

Quais são os exames da gastroenterologia?
A área da gastroenterologia possui diversos exames para complementar o diagnóstico. Desde exames de sangue, exames de fezes, exames de imagem, até testes de exclusão e reintrodução de alimentos. Alguns dos exames de imagem mais utilizados são o raio-X de abdome e ultrassom de abdome. A endoscopia digestiva alta (EDA) – realizada para observar esôfago, estomago e a primeira porção do intestino (duodeno) é uma das mais conhecidas e, pode sim, ser feita em crianças, desde que exista indicação precisa, considerando riscos e benefícios. É feita sob sedação e solicitada biópsias de acordo com a suspeita clínicas. Os riscos são pequenos, mas deve ser conversado sobre tal com seu gastroenterologista. Outro exame que pode ser necessário é a colonoscopia, para avaliar o intestino, que, assim como a EDA, pode ser realizado em crianças. Existem outros tipos de exames como radiografias contrastadas, cintilografia, pHmetria, pHimpedânciometria e manometrias (esôfago e anorretal), cada qual com suas indicações específicas. Lembre-se que os exames são COMPLEMENTAÇÃO na investigação de uma doença, devendo sempre ser solicitado pelo seu médico, pois, sozinho, dificilmente leva a algum diagnóstico preciso. E, como tudo, equilíbrio é o caminho, assim, a solicitação de um excesso de exames não significa um bom atendimento necessariamente e, muito menos, um diagnóstico correto. Agende sua consulta.



Pediatra em Campinas?

Para as pessoas que buscam um médico pediatra em Campinas, estamos localizados na região central, em uma localização de fácil acesso, com estacionamento próprio e em uma rua tranquila!