No geral, aqui no Brasil, a primeira consulta com o pediatra só acontece após o nascimento do bebê. Porém, nos últimos anos, têm se disseminado a importância do pré-natal pediátrico.
O pré-natal pediátrico é a consulta que ocorre ainda durante a gravidez, no geral, durante o terceiro trimestre. Nesta visita ao pediatra, a futura mamãe e papai e a família podem esclarecer diversas dúvidas e criar uma conexão com o profissional. Tudo isso para cuidar ainda melhor da saúde do bebê de maneira preventiva.
Para compreender mais sobre este tema, no post de hoje vamos entender o que é pré-natal pediátrico e ver quais são as principais perguntas e dúvidas que surgem durante esta consulta.
O que é pré-natal pediátrico?
Uma dúvida muito comum é sobre o que é o pré-natal pediátrico. De acordo com o Portal Alô Mãe da Prefeitura de São Paulo, o pré-natal é a fase que compreende desde a concepção até o parto.
Já o pré-natal pediátrico é a consulta que a mulher grávida realiza com o pediatra durante o terceiro trimestre da gravidez. A inserção do pediatra no terceiro trimestre do pré-natal representa uma oportunidade de antecipação de riscos.
Esta consulta estabelece um canal de comunicação entre o obstetra, a família e o pediatra, gerando um maior esclarecimento de dúvidas mais comuns. Assim, a antecipação da assistência pediátrica favorece a construção precoce de vínculo com a família, o que pode impactar positivamente na promoção da saúde do bebê (fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP).
Por que é importante ir ao pediatra antes do nascimento do bebê?
Infelizmente, aqui no Brasil, há pouca disseminação acerca da importância do pré-natal pediátrico. No geral, a primeira consulta com o pediatra só ocorre após o nascimento do bebê. E, com o decorrer do tempo, cria-se um hábito negativo de apenas levar à consulta pediátrica quando a criança apresenta algum sintoma de doença.
Logo, as consultas rotineiras que têm como objetivo acompanhar o desenvolvimento do bebê e da criança, para além de ter um caráter preventivo, torna-se menos comuns.
A Academia Americana de Pediatria (AAP) recomenda uma visita pré-natal pediátrica antes do parto para ajudar as crianças a alcançar seu potencial mais saudável desde o primeiro dia de vida.
De acordo com o Instituto Pensi, para além de responder a quaisquer dúvidas que os pais tenham sobre trazer para casa um novo bebê, uma visita pré-natal pode ajudar a antecipar desafios pouco reconhecidos, tais como a depressão pós-parto.
Quando fazer o pré-natal pediátrico?
A importância do pré-natal pediátrico está relacionada com a compreensão que o cuidado da saúde de um bebê precisa acontecer antes mesmo do seu nascimento. Ou seja, precisa-se ter um cuidado especial com os primeiros 1.000 dias de vida do bebê.
Mas o que isso significa? O termo é decorrente de uma série de estudos publicados na revista de medicina inglesa chamada de Lancet, entre 2008 e 2013, que analisou os primeiros mil dias do ciclo de vida, demonstrando que o cuidado já se inicia com a mãe durante a gravidez até o segundo aniversário da criança.
Ou seja, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP/SP), o termo 1.000 dias corresponde às 40 semanas de gestação (270 dias) somadas aos dois primeiros anos de vida (730 dias), que representa um período fundamental para que a criança possa atingir o seu potencial máximo de crescimento e desenvolvimento na vida adulta.
E por que os 1.000 dias começam a contar desde a gravidez? Porque a gestação impacta na saúde física e emocional do feto. Sabe-se, por exemplo, que a alimentação da mãe durante esse período ajuda a determinar o paladar e o olfato do bebê, uma vez que as nuances de sabor passam para o líquido amniótico (fonte: Hospital São Domingos).
Por isso, o pré-natal pediátrico torna-se fundamental para o cuidado preventivo da saúde do bebê.
Dúvidas mais comuns para tirar com a pediatra antes do nascimento do bebê
A consulta pré-natal pediátrica é o momento privilegiado para os pais e cuidadores esclarecerem todas as suas dúvidas, receios e anseios relativamente aos primeiros meses de vida do bebê que vai nascer.
Nesta consulta, a família poderá conversar com o pediatra, por exemplo, sobre assuntos como (fonte: Hospital da Luz):
- Planejar a ida para a maternidade;
- Tipo de parto e suas implicações;
- Golden Hour – 1ª hora após nascimento;
- Teste do Pezinho;
- Primeiros dias na maternidade e em casa;
- Cuidados gerais e de higiene;
- Como interpretar o choro do bebê;
- Prevenção de acidentes e segurança;
- Vacinas;
- Sono do bebe;
- Alimentação da mãe e do bebê – amamentação;
- Gestão de ansiedades parentais.
O Portal Casa Crescer explica que, durante o pré-natal pediátrico, a futura mamãe pode também compartilhar muitos pontos acerca da sua rotina e que, de alguma forma, poderá afetar o bebê, tais como:
- Alimentação;
- Rotina do sono;
- Saúde mental;
- Atividade física;
- Rotina de trabalho;
- Pets.
Encontre uma pediatra em Campinas para o pré-natal pediátrico
Se sua família vive na região de Campinas (SP), que tal fazer o ´ré-natal pediátrico com uma pediatra especializada em puericultura, gastroenterologia pediátrica, refluxo em bebê, introdução alimentar correta e saudável, trato intestinal do bebê e da criança, doença celíaca, alergias alimentares, dentre outras situações?
Marque hoje uma consulta preventiva para seu filho ou para a sua filha na Pediatra Campinas.
Continue acompanhando mais notícias e novidades sobre cuidados com as crianças, dicas de introdução alimentar, cólica em bebê, puericultura, APLV, uso de chupeta, escala do cocô, como estimular o seu bebê, principais cuidados e muito mais: acesse agora mesmo o nosso blog.
Dra. Bianca Furlan Fernandes – CRM 169052