Telemedicina

Telemedicina

É o exercício da Medicina por meio da comunicação interativa sem a necessidade do contato físico e do deslocamento

A relação entre médico e paciente vem se transformando há anos, com o acesso às novas tecnologias e novas opções para ambos. Os impactos do mundo digital para todos as áreas de trabalho e a mudança nos hábitos de vida e de busca de informação propiciaram novos caminhos também para o atendimento médico.

Assim, os avanços da tecnologia da informação e da telecomunicação aplicados à medicina possibilitaram o desenvolvimento da telemedicina no Brasil, assim como já é feito em muitos outros países. Com a pandemia do novo Coronavírus, muito se avançou nesse aspecto, para que o paciente não fique sem assistência em um momento que o deslocamento se tornou algo a se evitar em situações não emergenciais, ampliando o acesso ao atendimento.

Enfim, o que é a Telemedicina? Ela é respaldada pela lei?
É o exercício da Medicina por meio da comunicação interativa (como videochamadas) sem a necessidade do contato físico e do deslocamento, por meio do uso de plataformas próprias e Termo de Consentimento Informado. Existe uma nova portaria do Ministério da Saúde – Portaria 467/20, com reconhecimento do Conselho Federal de Medicina (CFM), que explicita a possibilidade e eticidade do uso da telemedicina para atendimento pré-clínico, suporte assistencial de consulta, monitoramento e diagnóstico no âmbito do SUS, saúde complementar e privada, em caráter excepcional e temporário, enquanto durar as medidas de enfrentamento ao coronavírus (COVID-19).

Abaixo as modalidades descritas pela portaria:
Teleorientação: Orientação e encaminhamento de pacientes remotamente;
Telemonitoramento: Supervisão e o monitoramento de parâmetros de saúde do paciente à distância;
Teleinterconsulta: Troca de informações e opiniões entre médicos, para o auxílio diagnóstico ou terapêutico.

A consulta via telemedicina pode ser cobrada?
A telemedicina não se trata de uma “dica”, ou “ajuda”. Se trata de uma consulta online. Sendo assim, não é diferente de uma consulta presencial nesse aspecto. A cobrança é autorizada e, cabe a cada médico estipular valores diferentes ou não do que cobra habitualmente. A cobrança geralmente é feita via link de pagamento ou depósito.

Como o médico poderá fazer a receita médica?
De acordo com a Portaria, os médicos poderão fornecer atestados ou receitas médicas em meio eletrônico ao final do teleatendimento, por meio de uma assinatura digital. Existem dispositivos que auxiliam o médico nesse processo, por meio de certificados e chaves emitidos pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

O que é necessário para se realizar a consulta via telemedicina?
Cada médico terá um forma para agendar as teleconsultas, seja por meio de um link de agendamento online, por telefone, por email, siga as orientações do seu médico. Após o agendamento, o pediatra deve enviar um documento ao responsável do paciente, onde conste o consentimento do mesmo em realizar a teleconsulta, com as advertências de que, caso não seja possível concluir o diagnóstico pela falta do exame físico, o médico irá solicitar a presença pessoal em consultório, ou, se for o caso, o paciente será orientado a comparecer a um pronto-atendimento. Neste documento, também deverá estar indicado o valor da consulta, as condições como tempo de atendimento e retorno, entre outros. O pediatra pode realizar o atendimento em uma plataforma de telemedicina, dentre várias disponíveis, ou fazê-lo por outros aplicativos, como Skype, Whatsapp ou Zoom.

Como é feito o pagamento?
Geralmente, se solicita que o paciente realize antecipadamente depósito em conta ou pagamento via link fornecido pelo médico.

LEMBRE-SE: Em alguns casos, a realização de exame físico naquele momento é imprescindível, sendo assim, o médico, quando julgar necessário, irá orientar o paciente em teleatendimento a buscar um consulta presencial para avaliação de sinais e sintomas e adoção de medidas terapêuticas necessárias, enfatizando-se ainda que outras doenças continuarão a ocorrer no período e necessitarão de avaliação presencial.

Mais informações sobre valores ou funcionamento desse tipo de atendimento, entre em contato conosco para dúvidas (no email – [email protected]), ou agende sua consulta via telemedicina clicando AQUI.



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